في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (Textos, Provas e Desmentidos) é o quarto álbum de estúdio da cantora brasileira Marisa Monte. Foi lançado em 11 de maio de 2000. O álbum debutou na primeira posição dos discos mais vendidos no Brasil. Se tornou o quinto álbum consecutivo de Monte a alcançar essa posição na parada musical. Vendeu mais de 1 milhão de cópias no Brasil, sendo certificado de disco de Diamante. Foi o disco mais vendido de sua carreira musical. Com este disco Marisa recebeu sua primeiras indicações ao Grammy Latino, uma para "Amor I Love You" na categoria Melhor Canção Brasileira e ganhou na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Em 2009 o disco foi eleito pelo site da MTV Brasil, como décimo quinto dos Os 55 Melhores Discos Pop Nacionais lançados entre 1998 a 2008.
O álbum contém principalmente canções novas de autoria da própria Marisa, em conjunto com alguns parceiros. Quando ela selecionou as canções, acabou criando um tema geral quando percebeu que a maioria tratava sobre amor, "não necessariamente de casal e tal, mas amor de gentileza, de perdão, e de amor à música". Fora oito composições novas, tem versões de "O Que Me Importa", de Adriana, "Para Ver As Meninas" de Paulinho da Viola, "Cinco Minutos" de Jorge Benjor, "Gotas de Luar" de Guilherme de Brito, e "Sou Seu Sabiá" de Caetano Veloso.
A faixa "Gentileza" foi composta pela própria Marisa após as palavras do Profeta Gentileza serem apagadas das pilastras do Viaduto do Caju, no Rio de Janeiro. "Amor I Love You" contém um trecho do livro "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, lido por Arnaldo Antunes.
Foi lançado no mercado dos Estados Unidos com o nome de "Memories, Chronicles & Declarations of Love (Proofs, Texts and Denials)".
Para promover o álbum, Marisa embarcou na "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor Tour", que acabou rendendo o álbum de vídeo "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor - Ao Vivo".